segunda-feira, 29 de abril de 2013

Mapa Conceitual


Em grupos, os alunos consultaram o material didático, discutiram e conversaram sobre os conteúdos trabalhados no 1º. ciclo nas áreas de História e Geografia. 
A proposta foi iniciar o trabalho com o Mapa conceitual a partir da reflexão  e avaliação dos conceitos apreendidos.
A turma demonstrou muito interesse pela atividade e o resultado foi um sucesso!  Os registros apresentam textos organizados, coerentes e consistentes, mostrando a evolução do grupo quanto à leitura e a escrita e á maturidade para o trabalho em grupo.









Alunos 3º Ano C
Profª Marilda

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Math Sprint


Com o objetivo de deixar a aprendizagem mais interessante e prazerosa, os alunos do 3º ano A, usaram o Ipad durante uma aula de Matemática.
Utilizando o aplicativo Math Sprint, participaram de uma olimpíada de matemática, usando o raciocínio lógico o tempo todo...
Ganharam até medalhas no jogo! Foi uma aula fantástica!











Alunos do 3º Ano A
Profª Claudia

terça-feira, 23 de abril de 2013

Jogos Mitológicos


A turma do 5º ano está desenvolvendo mais uma etapa do projeto Mitologia Grega e estão empenhados na construção de jogos de tabuleiro.
Cada grupo desenvolve um jogo e o importante é perceber a participação de todos num trabalho coletivo.
Mãos à obra para continuar as etapas!!!







Alunos 5º Ano B
Profª Barbara Bonono

Sistema Nervoso


Questão desafiadora “ Verificar se é possível identificar objetos sem usar a visão”
A turminha do 5ºano foi ao laboratório desvendar a questão usando venda nos olhos, e colocando a mão em uma caixa, puderam aprender se divertindo.
Foi uma aula prazerosa, curiosa e terminamos mostrando o que cada um descobriu e se pôde identificar o objeto. A roda de conversa acrescentou muito nas respostas e no aprendizado de todos.
Acompanhem nossas fotos....





Alunos 5º Ano B
Profª Barbara Bonono

Jogos de Tabuleiro - Descobrindo Palavras



A turminha do 1ºano C iniciou o jogo de tabuleiro para construir palavras com as letras inicias. O jogo  teve o objetivo de apresentar a importância da utilização didática no processo de ensino e aprendizagem, através do método lúdico.
As crianças se envolveram e brincaram bastante.


Alunos 1º Ano C
Profª Barbara Bonono

Água nos Castelos


Pensando em expandir o aprendizado sobre a vida nos castelos, lançamos questões desafiadoras para os estudantes. “Para que serve a água em torno do castelo? Que tipo de armadura protege mais? O que afunda?” E etc.
Então, representamos com alguns objetos: madeira, ferro e bonecos. Realizamos uma roda de  conversa onde os estudantes puderam expor suas descobertas através do lúdico e contextualizar no desenvolvimento cognitivo e social.












Alunos 1º Ano C
Profª Barbara Bonono

Sentidos - Tato, Olfato e Paladar


Esta semana as crianças tiveram a oportunidade de aprender alguns conceitos através de experimentações.
Neste bimestre as turminhas do 2° A e 2 C aprenderam em Ciências sobre os sentidos. Para compreenderem este conteúdo de forma concreta, fomos até o laboratório de Ciências e lá, com a ajuda do professor Renan, realizaram uma série de experiências, onde vivenciaram  função dos sentidos: paladar, olfato e tato.
Eles se divertiram ao longo das experimentações! Foi uma delícia de aula...










Alunos dos 2º Anos A e C
Profª Juliana

terça-feira, 9 de abril de 2013

Calculando com o Material Dourado



“O uso do Material Dourado na aplicação das técnicas operatórias das  operações fundamentais é importante porque as relações numéricas abstratas passam a ter uma imagem concreta, facilitando a compreensão, o desenvolvimento do raciocínio lógico e um aprendizado bem mais agradável.   Com esse material, os alunos conseguem entender melhor as operações de adição com trocas e a subtração com agrupamento.”

Edílson Maia – Secretaria de Estado da Educação e Cultura – SEEC.

Durante as aulas com o manuseio do Material Dourado, os alunos dos 3º. Ano C, puderam levantar hipóteses, discutir sobre elas e chegar à descobertas fundamentais para a construção e resolução do algoritmo usual das operações de adição e subtração, especialmente aquelas que exigem as trocas e  os reagrupamentos. No momento do registro foi possível perceber o envolvimento e a segurança dos grupos.


 “Tem que separar as unidades, as dezenas  e as centenas.”
 “Ah, agora que eu entendi!”
                                     
 “E agora, como faz para tirar?”

 “Quais são os números?”
 “Quais são os números?”




“Como podemos explicar?”


















“Isso mesmo! Tem que reagrupar uma dezena. Troca por 10 unidades.”











Alunos 3º Ano C
Profª Marilda

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Mapas com papel vegetal / Pesquisa do IBGE ( IPAD)


Hoje, na aula de Geografia, fizemos uma atividade bem antiga: um mapa “Brasil Regiões” com papel vegetal... a turma adorou! Depois, fizemos uma atividade com uso de tecnologia: pesquisa do IBGE no IPAD. É o antigo mesclado com o atual, um casamento perfeito!

Alunos 5º Ano A 
Profª Magda

Estudando a tabuada


A tabuada nada mais é que operações de multiplicação que parte da operação de adição de parcelas iguais. Por exemplo: 5 + 5 + 5 + 5 + 5 + 5, a soma pode ser representada pela multiplicação, ou seja, é a soma de 6 parcelas iguais, portanto 5 + 5 + 5 + 5 + 5 + 5 é o mesmo que 5 x 6 = 30.
Podemos partir dessa ideia para compreender toda a tabuada, ou ainda, utilizar de algumas estratégias como o jogo. 
Existem inúmeros jogos, alguns adaptados para a tabuada, outros criados especificamente para essa situação. Dentre eles destacam-se: Bingo matemático, Batalha Naval, Jogo da memória, Jogos: Batalha numérica, Jogo do repartir, Jogos de Dados, Dedo no gatilho, Labirinto, Dominó etc.
Esses jogos facilitam a aprendizagem, mostram um lado divertido de estudar a tabuada. São atividades que podem ser praticadas diariamente em sala de aula ou até mesmo em casa com os pais.







Alunos 4º C
Profª Valéria

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Culinária de páscoa


Esta semana a turminha do 2°C fez uma culinária comemorativa. Como a páscoa estava se aproximando, tivemos a ideia de fazer pães em forma de coelhinhos.
Além de aprenderem conceitos de medida através da culinária, as crianças se divertiram e modelaram seus coelhinhos com bastante cuidado e capricho!
Foi uma delícia!!!








Alunos do 2º Ano C
Profª Juliana

Diário de Serafina

Esta semana a turminha do 2°A iniciou o trabalho de leitura compartilhada do livro “Diário de Serafina”. Inicialmente os alunos puderam explorar a capa do livro com minha mediação. Conversamos sobre o que é um diário e sobre a sua importância. As crianças vivenciaram comportamentos leitores, aprendendo a localizar o nome do autor, ilustrador e editora.
Com entusiasmo, realizaram a leitura do primeiro capítulo do livro! Se encantaram com a ideia de termos um diário da sala. Cada dia da semana um integrante da classe levará para escrever seu dia no diário. Este escrita será compartilhada na roda diariamente.
Foi um momento de grande aprendizagem e troca!







Alunos do 2º Ano A
Profª Juliana