segunda-feira, 4 de março de 2013

Projeto: Miologia Grega



Iniciamos o projeto mitologia grega, realizamos uma primeira abordagem no intuito de sondar e perceber o interesse dos estudantes sobre o tema, possibilitando que eles participassem ativamente na estruturação do projeto.
Foram apresentados alguns livros e um projeto visual de identificação dos deuses e semideuses da mitologia.
Os estudantes adoraram, ficaram envolvidos, trocaram conhecimentos, sugeriram filmes e demonstraram-se insaciáveis com o tema.
Apresentei histórias, e iniciamos a leitura do livro “Sonho de uma noite de verão”. A obra de Shakespeare é ambientada na Grécia mítica e conta-nos a história de seres élficos e personagens mitológicos descrevendo a magia e a realidade em uma só dimensão.
Esse livro nos traz todas as grandes histórias da mitologia grega que continua por toda parte.
Desde os primórdios da humanidade, quando não se conseguia entender fenômenos da natureza ou do comportamento humano, as pessoas tentavam arrumar uma forma de explicá-los através de histórias que acabaram por valorizar sua cultura, passar mensagens para os mais jovens e também para preservar a memória histórica de seu povo. Assim surgiu o mito, palavra de origem grega e significa “fábula, história”.
A mitologia é o estudo dos mitos, suas origens, evolução e significado. Dessa forma, estudar a mitologia de uma determinada civilização significa estudar suas raízes e compreender um pouco do imaginário de seu povo.
Entre todas as civilizações, a grega é a que tem maior repertório de mitos, que acompanharam a trajetória de seu povo, deixando histórias de heróis e deuses.
Acompanhem as etapas do projeto, vai ser envolvente.
Até mais.
Alunos 5º Ano B /Profª Bárbara Bonomo



Um comentário: